percepção e criatividade

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associações, reconfigurações, resignificações

ementa e conteúdo programático

Objetivos.
Procura abordar de forma teórica e prática o processo de criação, considerando os processos perceptivos e cognitivos como elementos inerentes na construção de significado.

Ementa e Conteúdo Programático.
1. Conceituação e delimitação.
1.1 Criatividade e criação: experiência.
1.2 Abordagens teóricas.
1.3 Influências sociais e culturais.

2. Processos de criação.
2.1. Fases do processo criativo.
2.2. Condições de criatividade.
2.3. Materialidades e Linguagens.
2.4. Acasos e criação.

3. Ordenações perceptivas: apreensões sensoriais.
3.1. Formas e configuração em estruturas bidimensionais.
3.2. Relações espaciais: objetos estruturados em três dimensões.
3.3. A percepção do movimento.
3.4. Construções perceptivas e ações.

4. Percepção mental como abertura para outros sentidos.
4.1 Processos cognitivos.
4.2 Modelo de estrutura do intelecto humano: pensamento divergente e lateral.
4.3 Operações intelectuais: elaboração, redefinição e sensibilidade para problemas.
4.4 Estratégias e criatividade.